Sugestão de leitura fácil - Outubro/2010

segunda-feira, 11 de outubro de 2010 às 10:16 AM
Este mês, venho sugerir a leitura de A Armadilha de Dante, do autor francês Arnaud Delalande. A história se passa na Sereníssima, ou como é melhor conhecida, Veneza do século XVIII. Não é o meu estilo preferido de leitura, mas para aqueles que gostam de histórias como Seven - os sete crimes capitais vão se interessar bastante. Busquei esse livro devido ao uso que ele faz da imagem de Dante Alighieri e da Comedia - ou como ficou conhecida tempos mais tarde, Divina Comédia - um dos textos mais interessantes e importante da literatura européia. As personagens de A Armadilha não são tão carismáticas assim, nenhum que você lembre depois de um ou dois anos após a leitura. O texto é bem estruturado e a trama faz um paralelo dos acontecimentos com a decida ao inferno traçada por Dante e Virgilio no texto de Alighieri. Neste ponto é interessante, já que há citações do texto original, comentários dos personagens, associação das personagens mortas com os capítulos do livro etc.
A Armadilha de Dante é distribuido no Brasil pela editora carioca Record, que sempre capricha na arte gráfica das capas.

Desta vez, começarei a aplicar uma espécie de notas às leituras (inspirado nos "tijolinhos" do meu amigo pedreiro Renato) :

0 a 2 - completo desperdício de papel
2,5 a 4 - lixo
4,5 a 5 - médio
5,5 a 6 - passa de ano
6,5 a 7,5 - bom
8 a 9,5 - muito bom
10 - obra-prima


No caso do nosso amigo Arnaud aqui, ele fica com um 6: é um livro comercial, o qual cumpre o seu papel de entreter por alguns dias ou semanas (ou meses, dependendo do leitor). Passa de ano. Ponto.

0 réplicas

Postar um comentário

Comentário Imperfeito | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates