Sugestão de leitura - Dezembro/2010

terça-feira, 14 de dezembro de 2010 às 8:44 AM

Um dia, ouvi uma bela garota, baixa, cabelos curtos, branca como cal e de olhar fulminante para todas as coisas e pessoas. Seu olhar era, de fato, um fenômeno particular, nada apaixonante, mas hipnotizador mesmo assim. Em meio a uma conversa (um dos mais fascinantes diálogos que pude ter), ela havia me dito, entre muitas outras coisas que "Marquês de Sade havia definido seu caráter". Até aquele momento, não tinha tido contato com os escritos impuros do marquês, mas tinha ideia da profundidade, da libertinagem e, principalmente, da liberdade da escrita. Demorei muito tempo para entrar em contato com essa leitura, a qual devo dizer que, para aqueles que se ligam muito aos livros que leem, será algo a se ler de forma moderada se não estiver acostumado. Não estou levando em consideração fatos morais, mas Os 120 dias de Sodoma traz em si uma liberdade de escrita nunca antes vivida pela maioria das pessoas. Mortes, dor, abusos, estupros, tortura, sequestros, incesto e outros elementos repulsivos aos olhos do homem atual são tratados com certa refrescância neste livro, como se o narrador estivesse nos contando uma história divertida, se refestelando com os acontecimentos (lembra um poquinho - só um poquinho - o narrador Brás Cubas, do filme, não do livro).
De toda forma, isso é uma obra-prima. Chegada a hora de eu receber as reprovações dos meus poucos leitores (caso eles ainda existam, haha). É, sim, uma obra-prima, quando não somos anacrônicos, quando consideramos o homem que o escreveu e o momento histórico em que ele surgiu (este texto quase foi perdido na queda da Bastilha!). Independente do conteúdo pesado, deve-se considerar um elemento maior do que o próprio livro: a liberdade de escrevê-lo, a completa ausência de fronteiras; o homem criativo não tem limites quando se trata de atender seus desejos particulares.


Aquela mulher foi o ser mais livre que eu conheci.





Nota do livro: 10 (obra-prima indiscutível)

0 réplicas

Postar um comentário

Comentário Imperfeito | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates